PREFEITURA INAUGURA A SEDE DA COORDENADORIA DE MULHERES

“Sou feliz por elas existirem e estarem fazendo isso no governo”, declarou o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, nesta terça-feira (8), ao agradecer o trabalho das mulheres que estão à frente das secretarias municipais, durante a solenidade de entrega da sede da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.

O mais novo órgão municipal é fruto da parceria com o governo federal, que repassou recursos à prefeitura para tocar o projeto. Ainda na cerimônia de inauguração, o prefeito Antônio Carlos Vilaça entregou as chaves de três carros novos, um para a coordenadoria e outros dois para o programa Bolsa Família.

O Dia Internacional da Mulher não poderia ser festejado da melhor forma no município, com a inauguração de um espaço que era esperado há anos pela militância feminina. Antes de inaugurar oficialmente a casa, o prefeito disse que o governo municipal está lutando e vai continuar lutando para garantir os direitos femininos.

As lideranças que participaram do ato reconheceram que a atual prefeitura de Barcarena não mediu esforços para concretizar projetos antigos. “O prefeito Vilaça prestigia muito as mulheres”, disse a vereadora Rudilene Magno. “Ganhamos nesse mandato a Delegacia da Mulher e o Conselho de Mulheres”, lembrou ela.

O avanço das políticas públicas para as mulheres foi destacado também pela secretária de Assistência Social, Juliena Nobre. “Menos de 30 municípios paraenses possuem uma coordenadoria de mulheres”, informou Juliena. “Obrigada pelo presente, prefeito”, disse ela, ao lembrar que a Coordenadoria ficará atrelada à Semas.

O papel da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres é promover saúde, educação, cultura para as barcarenenses e, principalmente, combater a violência doméstica. “Estamos em 2016, mas infelizmente a mulher ainda é inferiorizada, disse a delegada Priscilla Naiatte, titular da Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher (Deam) na cidade.

CONQUISTA

A construção de um espaço voltado para a promoção da mulher era um sonho antigo, que só agora foi realizado. “Fico até emocionada em falar”, disse a conselheira Janilda Gonçalves, ao lembrar que a luta pelos direitos das mulheres em Barcarena começou ainda no final dos anos de 1979, com a chegada dos grandes empreendimentos ao município.

Ela contou que os movimentos sociais realizaram muitas reuniões, audiências públicas e até protestos para garantir os direitos básicos daquelas que viviam sem vez e voz no município. Janilda disse que a atual prefeitura teve sensibilidade ao concretizar o sonho. “Aqui nossa luta vai continuar”, ressaltou.

A coordenadora de Políticas para as Mulheres de Barcarena, Tânia Oliveira, agradeceu ao governo municipal pela determinação em abrir a casa e mostrou disposição para fazer um trabalho eficiente no município. “Governo inteligente olha para as mulheres”, disse ela, emocionada. “Não se pode mais fazer política sem olhar para as mulheres”.

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Barcarena funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na rua Jerônimo Pimentel, 184, entre as ruas Capitão Tomé Serrão e Lameira Bittencourt, bairro Nazaré, em Barcarena-Sede. Informações pelos telefones 99240-0320/ 99813-7041 ou pelo endereço eletrônico ( cmpm.barcarena@gmail.com).