PREFEITO VILAÇA ANUNCIA REVITALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL HMARAN

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, anunciou na manhã desta sexta-feira (08) a revitalização e ampliação do Hospital e Maternidade Afonso Rodrigues de Almeida Neves, conhecido como hospital municipal Hmaran, da Vila dos Cabanos. O anúncio foi feito durante visita do prefeito ao hospital, junto com o vice-prefeito Paulo Alcântara e do secretário de Obras, Alexandre Batella.

A reforma vai iniciar pela ampliação da cozinha e logo em seguida do centro cirúrgico, com a criação de mais três salas de cirurgias para atender as cirurgias ginecológicas, que são as cirurgias de maior porte. Futuramente, ampliar também as cirurgias em outras áreas. Também vão entrar em reforma o laboratório e a pediatria com aumento do número de leitos.

“Investimento em saúde não tem preço. Vamos fazer uma revitalização geral do hospital. Vamos fazer o melhor possível aqui” (no hospital), disse o prefeito Vilaça.

O vice-prefeito Paulo Alcântara destacou mais uma ação de governo na área da saúde. “Estamos mais uma vez mostrando que o nosso governo se preocupa com a saúde da população. Eu conheço esse hospital desde que foi implantado pela antiga Funasa. Agora chegou o momento de uma revitalização, de fato”, comentou.

A reforma e ampliação do hospital são necessárias para se adequar a nova demanda, explicou a diretora Lucileide Batista. Ela citou como exemplos o Centro Cirúrgico, a cozinha e a pediatria. “Aumentou bastante nosso quantitativo de atendimento. Por conta disso, a gente vai entrar numa obra geral, para fazer com que nosso hospital seja o melhor dos municípios do Pará”, destacou a diretora.

O Hospital Hmaran, que completou 34 anos no último dia 29 de janeiro, foi contemplado em 2018 com recursos do Ministério da Saúde por ter alcançado a meta de cirurgias eletivas no ano anterior, diminuído o tempo de espera dos pacientes nas filas para cirurgias, agilizando ainda mais o atendimento na rede municipal. De julho a dezembro de 2017 foram realizadas 377 cirurgias no município, sendo 111 oftalmológicas. De acordo com a coordenação de Regulação da Secretaria de Saúde (Semusb), esses números equivalem a 105% das metas.