SEMANA DA MAMÃE E DO BEBÊ SERÁ INSTITUCIONALIZADA

A Semana da Mamãe e do Bebê será garantida para todas as gestantes de Barcarena e seus bebês, independente do gestor que ocupar a cadeira da administração pública. A decisão será formalizada pelo Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes - CMDCA, ainda no mês de maio, através de resolução, o que representa mais um passo na corrida pelo selo Unicef edição 2017/2020.

A execução do programa, ativo desde 2016, foi esclarecida pela Diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cleise Jane Gomes, durante reunião ordinária do conselho, nessa quarta-feira. “Na Semana do Bebê nós intensificamos as ações em todas as unidades de atenção básica, com busca ativa das gestantes, palestras, testagens rápidas e todos os exames necessários, com o objetivo de melhorar o pré-natal e colaborar para o nascimento de crianças sadias e com qualidade de vida”, comentou.

Desde o início do programa, até o ano de 2018, os índices apresentaram melhoras significativas. A produtividade de testagens rápidas nas gestantes teve aumento de 32% e as notificações de recém-nascido com sífilis congênita reduziu 76%. Os dados podem contribuir na conquista do Selo Unicef, que incentiva as políticas públicas e a melhora dos indicadores em relação à infância e a adolescência na área da assistência, saúde e educação. “Um dos indicadores é melhorar as políticas públicas na primeira infância, então a Semana do Bebê vai agregar para o alcance das nossas metas”, explicou Francinéa Dias, vice-presidente do CMDCA.

Com a reunião, ficou definida a realização da Semana da Mamãe e do Bebê sempre no mês de agosto, ocorrendo simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde.