FESTIVAL DO ABACAXI ESTÁ MANTIDO, MAS SOFRE ALTERAÇÕES NO CIRCUITO CULTURAL


FESTIVAL DO ABACAXI ESTÁ MANTIDO, MAS SOFRE ALTERAÇÕES NO CIRCUITO CULTURAL
FESTIVAL DO ABACAXI ESTÁ MANTIDO, MAS SOFRE ALTERAÇÕES NO CIRCUITO CULTURAL

O Festival do Abacaxi era uma das grandes paixões do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça. Por isso, a organização do evento optou por não cancelar as atividades da 39º edição do festival, mas a programação do Circuito Cultural da Vila dos Cabanos foi alterada, saindo da Praça Matriz passando para a Praia do Caripi, com início às 10h da manhã.

As atividades ocorrerão apenas neste domingo (15), e não mais em três dias (13, 14 e 15), conforme divulgado anteriormente. Os próximos fins de semana de programação do Festival seguem inalterados.

Durante o domingo, no Caripi, o público contará com as seguintes atrações: DJ Alam Breno, Naná Melo, Banda Dinâmicos, Laércio Torres, Grupo Afro Raízes, Filhos do Mestre, Banda New Batidão, Banda Trilha, Vila Sambô, David Brito e Banda, Vila Sertaneja, Buteco do Forronejo.

Haverá, ainda, passeio ciclístico e apresentação das candidatas ao Concurso Rainha do Abacaxi 2019. A prefeitura de Barcarena, por meio de atividade integrada das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego e Turismo, também vai oferecer serviços gratuitos ao público, incluindo ações de conscientização ambiental, exposição de artesanato, divulgação de trabalhos educativos e degustação e venda de abacaxi.  

Barcarena-Sede – A programação do Circuito Cultural de Barcarena-Sede, no outro fim de semana, é ampla, ocorrendo em 4 dias, em diferentes locais do município. Nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira), o evento será no Ginásio Municipal, com a apresentação de bandas e DJ’s e realização do concurso de Rainha Mirim e de Rainha do Abacaxi 2019.

Ainda no dia 20, só que pela manhã, na Praça Matriz da Sede, ocorrerá a Feira do Produtor Itinerante, oferecendo ao consumidor produtos orgânicos e mais baratos. O objetivo da agenda é fortalecer a agricultura familiar e a economia do município.

Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de setembro, no Centro Cultural de Barcarena-Sede, onde antes eram realizados os shows nacionais, haverá atividades para todas as idades e gostos. No sábado, o público contará, ainda, com programação ao vivo da Record TV Belém diretamente de Barcarena, incluindo a presença dos repórteres e apresentadores da emissora, que virão ao município para conhecer e mostrar o Festival do Abacaxi para todo o Pará.

No mesmo dia, sobe no palco do Circuito Cultural o grupo Cabaré do Brega, comandado pelo guitarrista Ximbinha, ex-integrante da Banda Calypso, que promete animar a multidão e fazer todo mundo dançar ao som dos principais sucessos da música paraense.

O fim de semana reserva, ainda, apresentação de DJ’s, bandas e espetáculos infantis, Corrida e Corridinha do Abacaxi, bingo valendo diversos prêmios, realização de brincadeiras e distribuição de lanches para as crianças. A prefeitura, por meio de ação de diversas secretarias, também vai oferecer serviços gratuitos ao público.

Shows – A apresentação de artistas nacionais no 39º Festival do Abacaxi será realizada no Estádio Municipal, que tem capacidade de público para, aproximadamente, 25 mil pessoas com conforto e segurança. O evento será totalmente gratuito, sem troca de alimentos por ingressos.

Os shows nacionais ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro:

 27 - Anderson Freire, com abertura dos portões às 18h;

28 - Simone e Simaria, com abertura dos portões às 21h;

29 - Marília Mendonça, com abertura dos portões às 20h.

Nos três dias também haverá apresentação de bandas e DJ’s regionais, antes e depois dos artistas nacionais. Paralelamente, nos dias 28 e 29, na Praia do Caripi, a prefeitura de Barcarena vai realizar ação integrada entre as secretarias municipais, incluindo venda de abacaxi, exposição e comercialização de artesanato, abordagens de conscientização ambiental e divulgação da história de Barcarena. O objetivo é integrar o turista que virá para os shows e, antes, passará o dia na praia.