FESTIVAL DO ABACAXI ESTÁ MANTIDO, MAS SOFRE ALTERAÇÕES NO CIRCUITO CULTURAL

O Festival do Abacaxi era uma das grandes paixões do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça. Por isso, a organização do evento optou por não cancelar as atividades da 39º edição do festival, mas a programação do Circuito Cultural da Vila dos Cabanos foi alterada, saindo da Praça Matriz passando para a Praia do Caripi, com início às 10h da manhã.

As atividades ocorrerão apenas neste domingo (15), e não mais em três dias (13, 14 e 15), conforme divulgado anteriormente. Os próximos fins de semana de programação do Festival seguem inalterados.

Durante o domingo, no Caripi, o público contará com as seguintes atrações: DJ Alam Breno, Naná Melo, Banda Dinâmicos, Laércio Torres, Grupo Afro Raízes, Filhos do Mestre, Banda New Batidão, Banda Trilha, Vila Sambô, David Brito e Banda, Vila Sertaneja, Buteco do Forronejo.

Haverá, ainda, passeio ciclístico e apresentação das candidatas ao Concurso Rainha do Abacaxi 2019. A prefeitura de Barcarena, por meio de atividade integrada das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego e Turismo, também vai oferecer serviços gratuitos ao público, incluindo ações de conscientização ambiental, exposição de artesanato, divulgação de trabalhos educativos e degustação e venda de abacaxi.

Barcarena-Sede – A programação do Circuito Cultural de Barcarena-Sede, no outro fim de semana, é ampla, ocorrendo em 4 dias, em diferentes locais do município. Nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira), o evento será no Ginásio Municipal, com a apresentação de bandas e DJ’s e realização do concurso de Rainha Mirim e de Rainha do Abacaxi 2019.

Ainda no dia 20, só que pela manhã, na Praça Matriz da Sede, ocorrerá a Feira do Produtor Itinerante, oferecendo ao consumidor produtos orgânicos e mais baratos. O objetivo da agenda é fortalecer a agricultura familiar e a economia do município.

Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de setembro, no Centro Cultural de Barcarena-Sede, onde antes eram realizados os shows nacionais, haverá atividades para todas as idades e gostos. No sábado, o público contará, ainda, com programação ao vivo da Record TV Belém diretamente de Barcarena, incluindo a presença dos repórteres e apresentadores da emissora, que virão ao município para conhecer e mostrar o Festival do Abacaxi para todo o Pará.

No mesmo dia, sobe no palco do Circuito Cultural o grupo Cabaré do Brega, comandado pelo guitarrista Ximbinha, ex-integrante da Banda Calypso, que promete animar a multidão e fazer todo mundo dançar ao som dos principais sucessos da música paraense.

O fim de semana reserva, ainda, apresentação de DJ’s, bandas e espetáculos infantis, Corrida e Corridinha do Abacaxi, bingo valendo diversos prêmios, realização de brincadeiras e distribuição de lanches para as crianças. A prefeitura, por meio de ação de diversas secretarias, também vai oferecer serviços gratuitos ao público.

Shows – A apresentação de artistas nacionais no 39º Festival do Abacaxi será realizada no Estádio Municipal, que tem capacidade de público para, aproximadamente, 25 mil pessoas com conforto e segurança. O evento será totalmente gratuito, sem troca de alimentos por ingressos.

Os shows nacionais ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro:

27 - Anderson Freire, com abertura dos portões às 18h;

28 - Simone e Simaria, com abertura dos portões às 21h;

29 - Marília Mendonça, com abertura dos portões às 20h.

Nos três dias também haverá apresentação de bandas e DJ’s regionais, antes e depois dos artistas nacionais. Paralelamente, nos dias 28 e 29, na Praia do Caripi, a prefeitura de Barcarena vai realizar ação integrada entre as secretarias municipais, incluindo venda de abacaxi, exposição e comercialização de artesanato, abordagens de conscientização ambiental e divulgação da história de Barcarena. O objetivo é integrar o turista que virá para os shows e, antes, passará o dia na praia.