PREFEITURA ENTREGA ESCOLA DO JARDIM CABANO

Centenas de moradores locais acompanharam a entrega da escola municipal da comunidade Jardim Cabano, na manhã desta sexta-feira (14), pelo prefeito Paulo Alcântara. A nova escola do município vai atender até 760 estudantes, divididos em dois turnos.

Moderna e segura, a unidade foi orçada em R$ 2,2 milhões e paga com recursos do Tesouro Municipal. "A educação é prioridade em nossa gestão, mas sem deixar de lado outras áreas, como a saúde e a cultura. Até o fim do mandato, vamos entregar mais três creches para fortalecer ainda mais o ensino no município", garantiu o prefeito Paulo Alcântara.

A escola municipal recebeu o nome de "Professora Raimunda da Costa Moraes", conhecida como professora Ramita, que nasceu na Ilha Trambioca e dedicou a vida ao magistério em Barcarena. A educadora faleceu em fevereiro de 2018, aos 91 anos de idade.

A escola tem dez salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, cozinha, brinquedoteca, banheiros para servidores e alunos, arquivo e almoxarifado, além de sala para gestão escolar e para os professores. "É o atual governo mostrando que consegue executar grandes obras no prazo certo, resultado da união entre os poderes e da vontade de fazer cada vez mais por Barcarena", elogiou o deputado estadual Renato Ogawa, presente na inauguração.

A cada nova unidade de ensino entregue, muitas vidas são transformadas. A dona de casa Eliziane Araújo é prova disso. Mãe do pequeno Ernanes Moreira, de 5 anos, ela afirma que a rotina vai ficar mais tranquila. "Agora o colégio é quase vizinho da nossa casa. Meu filho já está matriculado e vai melhorar muito pra nós, sem contar que a escola é excelente", disse.

A novidade deste espaço é que a sala de informática está equipada com notebooks, que garantem segurança digital e oferecem aos estudantes o que há de mais moderno no setor. "Pretendemos expandir a tecnologia para todas as unidades do município. É gratificante entregar mais uma escola para a população de Barcarena. A sociedade ganha com investimentos em educação pública de qualidade", afirmou a titular da Semed, Ivana Ramos.

Familiares e amigos da professora participaram do ato e ficaram bastante emocionados com a homenagem. "Ramita era apaixonada pela profissão que escolheu e é uma inspiração para muitas gerações de educadores. Estamos muito honrados pelo reconhecimento da história dela pela prefeitura", contou a ex-nora da professora, Leonor Pinheiro.

Presenças - Também participaram da solenidade de entrega da obra os secretários municipais Alexandre Batella (Infraestrutura), Eugênia Teles (Saúde), Jacobson Estumano (Planejamento), Jairo Castro (Indústria, Comércio e Turismo), Laura Amélia (Cultura), Paulo Ronildo (Agricultura), Pedro Moura (Esporte e Lazer), Sabmael Carvalho (Administração) e Virgílio Nunes (Segurança e Trânsito).

Marcaram presença, ainda, os vereadores Bruno Martins, Júnior Ogawa, Júnior Cravo, Laurival Filho, Luiz Leão, Rozilda Ribeiro, Thiago Rodrigues e Wilson da Cedab, atual presidente da Câmara Municipal.