PLANTÃO DE FIM DE SEMANA ABRIRÁ CINCO UBSs

Neste fim de semana a prefeitura de Barcarena abrirá cinco Unidades Básicas de Saúde para atender casos leves de coronavírus. Com serviço médico, de enfermagem, disponibilização de remédios e exames para detectar a Covid-19, estarão abertas no sábado, 20, as UBS’ Jardim Cabano, Vila Nova e Betânia. Já no domingo, 21, as unidades São Francisco e Imobiliária, com atendimento de 8h às 15h.

Com essa estratégia de investimento na Atenção Básica de Saúde,a prefeitura de Barcarena conseguiu desafogar a UPA e o Hospital Wandick Gutierrez e diminuir os índices de internações graves. “Percebemos que diminuiu não só a procura nos hospitais de casos leves, mas também dos graves, além do número de mortes. Nós iremos continuar essas ações, até que a gente sinta que a população já está bem assistida e controlada quanto a disseminação do coronavírus”, disse a secretária de saúde, Eugênia Teles.

Mais de 3.500 pessoas já foram atendidas desde que os plantões começaram em maio. Dentre esses pacientes está a dona de casa Maria Soares, de 35 anos, que procurou ajuda médica em plantão de fim de semana na UBS Pioneiro. “Cheguei e fui logo atendida. Só estava esperando o resultado do exame, aí passaram medicamentos para eu tomar e agora sigo me cuidando em casa. Muito bom o atendimento”, avaliou.

As UBS’s estão abastecidas com o combo específico de medicamentos para tratamento em casa de casos de coronavírus. Quem passa pela consulta médica no dia de plantão, além dos remédios, também pode contar com exame de detecção da Covid-19, de acordo com indicação do médico. Pessoas que se consultaram em outros dias e em outras unidades também podem pegar remédios nas UBS’s de plantão, com a apresentação da receita médica.

SERVIÇO

Quem apresentar tosse, dor de garganta e coriza, pode procurar as unidades abertas no sábado, 20, que são: Jardim Cabano, Vila Nova e Betânia; ou as do domingo, 21, que são: São Francisco e Imobiliária, de 8h às 15h.