SEMINÁRIO ORIENTA SOBRE TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO


SEMINÁRIO ORIENTA SOBRE TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO
SEMINÁRIO ORIENTA SOBRE TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO

A prefeitura de Barcarena realizou nesta sexta-feira (2) o Seminário Gestão e Transparência para secretários e técnicos do município. O encontro aconteceu na Igreja do Evangelho Quadrangular e foi aberto pelo vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara. “O governo Vilaça quer que os munícipes tenham conhecimento da administração pública”, disse ele. O presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Rodrigues, também participou do evento. “Barcarena está na vanguarda no que tange a transparência do recurso público”, declarou Thiago.

A secretária de Administração de Barcarena, Leila Marques, foi a primeira palestrante do seminário. Ela disse que a proposta do encontro é unificar ações para que haja um trabalho mais transparente no serviço público. “Quanto mais eu presto contas, mais eficiente é a gestão”, disse Leila. Ela destacou as competências dos diversos departamentos e o resultado dos trabalhos em cada secretaria. Leila exemplificou que o trabalho de vários agentes municipais aparece toda vez que uma obra é inaugurada pela prefeitura na cidade. Ela deu mais detalhes sobre o seminário na entrevista a seguir.

Ascom – Qual a finalidade do evento?

Leila – Nós propusemos esse seminário para fazer um nivelamento das condutas da gestão municipal e compartilhar conhecimentos.

Ascom – Qual a necessidade de fazer um evento como esse?

Leila – Esse é o primeiro momento de reunir todos os envolvidos dentro do processo de planejamento da gestão em Barcarena. Nós tínhamos reuniões sequenciais com os departamentos, mas percebíamos que faltava um envolvimento maior. Então, decidimos alinhar com todo o grupo dos departamentos de compras, fiscais de contrato, licitação, contabilidade, RH, enfim, as pessoas envolvidas dentro do processo de gestão. Devemos ter ainda oficinas com as secretarias, oficinas específicas em que vamos tratar na prática os temas abordados aqui hoje.

Ascom – O que ganha a população com isso?

Leila – Transparência. Isso garante à população um controle efetivo dos recursos públicos, um controle efetivo da execução da despesa pública, garante que os níveis de riscos da gestão diminuam, com isso eu diminuo as possibilidades de corrupção e diminua a possibilidade de perda ou de qualquer tipo de dano ao erário público. Então, isso garante à população que o recurso público que entra nos cofres da prefeitura de Barcarena chegue ao usuário final, que é o usuário do serviço público.