PREFEITURA ENTREGA CARTEIRA PARA ARTESÃOS


PREFEITURA ENTREGA CARTEIRA PARA ARTESÃOS
PREFEITURA ENTREGA CARTEIRA PARA ARTESÃOS

Em uma breve cerimônia realizada nesta quarta-feira (14), na Secretaria Municipal de Cultura, a prefeitura de Barcarena entregou mais de 50 carteiras de identidade profissional para artesãos do município. O documento foi entregue pela secretária da Secult, Laura Marques. “É como se fosse o passaporte deles”, disse ela, ao dizer que agora os trabalhadores passam a ser reconhecidos em eventos estaduais e nacionais.

A Carteira Nacional do trabalhador Manual foi conquistada para 120 pessoas que produzem artesanato no município. Quem não pode pegar o documento nesta quarta na Secult, terá outra oportunidade. Com a carteira, os trabalhadores poderão expor seus trabalhos em qualquer lugar, desde que sejam inscritos nos eventos, feiras e similares. “Nós pedimos o documento, por meio de uma parceria com o governo do estado”, explicou a secretária de Cultura de Barcarena.

Participaram do ato de entrega das carteirinhas dos artesãos os secretários Pedro Moura (Esporte) e Raimundo Cravo (Ordenamento Territorial). A Carteira do Artesão é um documento emitido pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SMPE), do governo federal, responsável pela Programa Artesanato Brasileiro. Ela contém nome e data do nascimento do trabalhador, CPF, município de nascimento, data de cadastro e é válida até 2021.

Para obter a carteira, os artesãos de Barcarena tiveram de comprovar que exercem uma atividade na área, conforme pede o órgão que expede o documento. “A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Para confirmação do registro, o artesão passará por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Coordenação Estadual de Artesanato”, explicou a SMPE.