CATÓLICOS CELEBRAM PADROEIRO SÃO FRANCISCO XAVIER


CATÓLICOS CELEBRAM PADROEIRO SÃO FRANCISCO XAVIER
CATÓLICOS CELEBRAM PADROEIRO SÃO FRANCISCO XAVIER

Os católicos de Barcarena celebraram neste domingo (26), o Círio de São Francisco Xavier, o padroeiro do município. Centenas de fiéis participaram das romarias, desde às 8 da manhã. A primeira homenagem ao santo ocorreu durante uma missa celebrada na Igreja Matriz, em Barcarena sede.

Às 8 da manhã, a imagem de São Francisco Xavier foi levada numa pequena romaria, em frente a igreja, até o terminal hidroviário, de onde saiu o Círio Fluvial. O santo foi levado numa balsa, que navegou pelo rio Murucuçá, até o porto de Vila São Francisco.

Durante o translado pelo rio, São Francisco Xavier foi seguido por pequenas embarcações e homenageado pelos ribeirinhos. O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça acompanhou todas as procissões, até a chegada na paróquia de São Francisco Xavier, às 11 da manhã.

“O Círio de São Francisco Xavier é diferente, porque percorre na terra e na água. São emoções diferentes durante a procissão.  Que o nosso padroeiro abençoe o povo católico e traga paz e harmonia entre as pessoas”, disse Vilaça.

No trajeto da Procissão, do porto da balsa a Igreja de São Francisco, construída pelos jesuítas Franciscanos, foram realizadas muitas homenagens. O clima na Vila é de festa nesta semana. O dia de São Francisco Xavier é 3 de dezembro, dia em que o padroeiro percorre toda a Vila de São Francisco, marcando o encerramento da festividade.