PREFEITURA VAI DISTRIBUIR KITS DST/AIDS NO CARNAVAL

A orientação ainda é a melhor forma de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. É no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) da prefeitura de Barcarena, que palestras e testes rápidos são realizados de segunda a quinta-feira ao público em geral, a fim de fornecer informações e, ainda, explicar sobre a situação sorológica de cada indivíduo.

No período de 7 a 9 de fevereiro, o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Barcarena vai realizar campanha de carnaval, em frente ao prédio, com testes rápidos e distribuição de kits contendo preservativos masculino e feminino, gel e panfletos informativos. Por dia, serão realizadas 200 coletas para testes, sendo 50 de HIV, 50 de Sífilis e 100 para as Hepatites B e C, totalizando 600 testes somente no período pré-carnaval.

“Tem gente que não entra aqui porque pensa que só fazemos tratamento de soropositivo, o que não é verdade, pois nosso atendimento é para qualquer pessoa que nos procure espontaneamente. Por isso, todos os meses fazemos itinerantes na frente do CTA. As Unidades Básicas de Saúde também têm colaborado com orientações sobre o funcionamento dos nossos serviços”, disse a coordenadora do CTA, Klycia de Souza.

Segundo ela, o serviço no CTA/SAE é direcionado a qualquer pessoa interessada e é feito da seguinte maneira: ao chegar, o interessado é encaminhado para o auditório, onde assiste palestra que inicia às 8 horas. Em seguida é providenciada a coleta para os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. O resultado sai em 20 minutos e é divulgado, individualmente, por uma das três Aconselhadoras que compõem o quadro do CTA, sendo duas assistentes sociais e uma psicóloga. Dependendo do resultado, uma consulta com infectologista já é agendada. As consultas ocorrem toda sexta-feira pela manhã e o médico será o responsável pela solicitação de exames como CD4, CD8 e carga viral para monitoramento do vírus e acompanhamento da ação dos medicamentos. Esses exames específicos devem ser repetidos a cada seis meses.

Serviço: O CTA/SAE está localizado na rua Santo Antônio, s/nº, entre as ruas Lameira Bittencourt e Capitão Tomé Serrão, em Barcarena-sede, e funciona das 7 às 15 horas. As palestras ocorrem de segunda a quinta-feira, com início às 8 horas. Para mulheres grávidas, os testes rápidos são realizados nas próprias UBS.