AÇÕES DA SEICOMTUR QUALIFICAM PROFISSIONAIS

Por meio do projeto Treinando Habilidades Profissionais, do governo estadual, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur) da prefeitura de Barcarena está realizando dois cursos profissionalizantes para garçons e camareiras, essa semana, na Vila dos Cabanos. Ao todo, 50 pessoas da comunidade foram inscritas nas oficinas.

O estudante Wirley Santos, de 20 anos, optou pelo curso de garçom, que está sendo realizado no Cabana Club. “É sempre bom a gente se qualificar”, disse ele. A garçonete Madalena Santos, que é mãe de Wirley, incentivou o filho e aproveitou a oportunidade para atualizar o conhecimento. “Tem sempre um detalhe que a gente precisa saber”, afirmou ela.

Até sexta-feira, os participantes do curso de garçom vão receber informações básicas sobre a habilidade que é praticada em bares, restaurantes e eventos. O conteúdo vai desde de o atendimento até a higienização. “O pessoal chegou meio tímido, mas está evoluindo”, informou o instrutor do curso, Adalberto Guimarães.

Técnicos da Seicomtur estão acompanhando as aulas teóricas e práticas. “O nosso foco é o pessoal que já está trabalhando e também aquele que é iniciante”, explicou a servidora da Secretaria de Turismo, Débora Mendonça. Semana que vem a Seicomtur vai ofertar ainda dois novos cursos em Barcarena: cozinha regional e cozinha alternativa.

CAMAREIRAS – Um grupo de mulheres está participando do curso de camareira, no hotel Samaúma, na praia do Caripi, como parte do projeto Treinando Habilidades Profissionais, parceiro da prefeitura de Barcarena na qualificação da mão de obra local. As oficinas começaram segunda-feira (19) e prosseguem até sexta (23).

O curso ensina, basicamente, técnicas de limpeza e arrumação de quartos. A maioria das participantes não tem experiência na área, como a dona de casa Maria Matos. Ela disse que se interessou pelo curso de camareira por curiosidade. “Tô amando”, afirmou Maria, enquanto arrumava o cabelo para posar ao lado das colegas na foto oficial.