VAZAMENTO NA HYDRO: PREFEITO DE BARCARENA ORIENTA GOVERNO A CUIDAR DAS PESSOAS

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, determinou empenho das secretarias municipais no trabalho de assistência às famílias atingidas pelo vazamento de rejeitos da Hydro Alunorte, comprovado por análises do Instituto Evandro Chagas. As ações estarão voltadas para as áreas de assistência social, saúde, defesa civil e meio ambiente. “Nós vamos cuidar do povo”, disse o prefeito.

Nesta sexta-feira (23), em reunião com os dirigentes da mineradora, Vilaça disse que a saúde e a assistência social serão prioridades da prefeitura, que disponibilizou médicos para atuarem em regime de plantão diário nas unidades de saúde de Vila Nova e Jardim Cabano, caso haja demanda de pacientes das comunidades atingidas. As farmácias dessas unidades terão o estoque abastecido.

Em nota divulgada no final da manhã, a prefeitura de Barcarena informou que foi instalado um comitê de gestão de riscos integrado entre o governo municipal, estadual e a empresa para traçar ações de assistência e saúde, como a distribuição de água potável. Ficou acertado que a Hydro vai comprar, armazenar e distribuir água, com apoio da prefeitura e da defesa civil do município e do estado.

Inicialmente, 12 mil garrafões de água serão adquiridos pela empresa para serem distribuídos neste final de semana. “A partir de hoje, a Secretaria de Assistência Social de Barcarena vai fazer m levantamento das famílias possivelmente impactadas para identificar as necessidades de cada uma”, disse a nota da prefeitura. O vice-prefeito Paulo Alcântara e o deputado estadual Renato Ogawa participaram da reunião na Hydro.