CENTRO DE REABILITAÇÃO TEM DIA DEDICADO A MULHER


CENTRO DE REABILITAÇÃO TEM DIA DEDICADO A MULHER
CENTRO DE REABILITAÇÃO TEM DIA DEDICADO A MULHER

Uma manhã voltada para a saúde e a autoestima da mulher foi o objetivo da ação realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), na Vila dos Cabanos. O evento faz parte da programação da Secretaria de Saúde (Semusb) e compõe as ações da campanha “Março Lilás – Em Busca de Marias”. Uma van adaptada também foi utilizada com o objetivo de buscar as pacientes cadeirantes em casa para, dessa forma, poderem participar do evento que também comemorou o mês da mulher.

Durante toda a manhã foram ofertados serviços como coleta de PCCU, vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e para mulheres que já tenham tomado a primeira dose da vacina, dinâmica sobre mitos e verdades da hipertensão e do diabetes, informações sobre atualização da caderneta de vacinação, além de atividades físicas voltadas para a saúde da mulher. “Nosso maior público é de mulheres que cuidam da casa, dos filhos, do marido e acabam não se cuidando e desenvolvendo doenças sérias, como um AVC ou problemas cardiorrespiratórios. Levar informação e elevar a autoestima e a valorização corporal dessa mulher é nosso objetivo”, disse Maísa Dias, coordenadora do CER.

As atividades voltadas para o lúdico possibilitaram maior interação entre equipe e pacientes, além de garantir melhor entendimento dos assuntos abordados. “Cada mês o Centro elege um tema e um público. Mês que vem, por exemplo, vamos abordar o autismo. Temos uma parcela de pacientes bem participativa que atende ao nosso convite”, acrescenta a coordenadora. Segundo ela, cerca de 50 mulheres foram atendidas durante esta manhã.

O CER presta serviços especializados do SUS como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Neuropediatria. Compõe a média complexidade da Semusb e abraça as causas da Atenção Básica, como o Março Lilás, trabalhando, também, a prevenção e, principalmente, a informação. A ação desta segunda-feira contou com a parceria da Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF) de Barcarena-sede e setor de Imunização.