VILA DO CONDE RECEBE AÇÃO DE SAÚDE BUCAL

Uma ação em saúde bucal é realizada durante esta semana no Centro de Saúde de Vila do Conde com o objetivo de levar atividades de prevenção e educação para a comunidade. A programação é promovida pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), em parceria com a Hydro Alunorte e Sesi.

De acordo com o Odontólogo da Semusb, Fábio Henrique Costa de Souza, cerca de 130 pessoas já foram atendidas desde segunda-feira (11), data de início da ação. “A união entre a Prefeitura e a Hydro para realizar esse atendimento junto à comunidade é sempre benéfica. Sempre há a necessidade de se unir para que a comunidade seja beneficiada nesse sentido”, disse.

Fábio ressalta, ainda, que os adultos têm procurado bastante pelos serviços de profilaxia e orientações educativas com o fornecimento de kits de higiene bucal, mas sempre é bom focar no atendimento para as crianças: “Se focarmos nas crianças, teremos, futuramente, menos adultos com problemas de cárie. Antigamente não tínhamos tanto acesso a informação como hoje. Por isso trabalhamos com as crianças para que tenham esse fundamento e para que possamos diminuir o problema da cárie, que ainda é o maior problema da população, que precisa de educação para um bom asseamento bucal, além de força de vontade. Tratar a prevenção sempre vai ser bom para toda a comunidade e também para o município”, esclarece.

Edilene de Araújo, moradora de Vila do Conde, levou os dois filhos para participar da programação: “Trouxe os dois para que aprendam a cuidar melhor da saúde dos dentes. Estou achando muito bom esse serviço aqui na nossa área”, disse. Isaac de Araújo, de 9 anos, explicou o que aprendeu: “O dentista pegou uma escova elétrica e limpou meus dentes. Ele também me ensinou como devo cuidar em casa. Achei muito bacana, aprendi tudo”.

Segundo o coordenador de saúde bucal da Semusb, Leandro Lemos, a ação visa contemplar moradores das áreas de cobertura das referidas UBSs a partir dos 4 anos de idade. “Serão ofertados serviços como escovação dental supervisionada, profilaxia, aplicação de flúor e palestras educativas”, disse. Para ser atendido, basta comparecer aos locais agendados, no horário de 7 às 15 horas – haverá intervalo de meio-dia às 13h –, munidos de cartão SUS e CPF.

A programação vai seguir a seguinte agenda: Até 15 de junho no Centro de Saúde de Vila do Conde; de 18 a 22 na UBS Jardim Cabano; de 25 a 29 os atendimentos serão realizados na UBS São José; e encerrando a programação, de 2 a 6 de julho, a equipe estará no Espaço Saúde da Família (ESF) de Itupanema. A meta é atender 250 pessoas em cada uma das quatro comunidades beneficiadas, totalizando mil pessoas atingidas durante toda a ação.