×
 DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: PROGRAMAÇÃO MOVIMENTA BIBLIOTECA DE BARCARENA SECULT

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: PROGRAMAÇÃO MOVIMENTA BIBLIOTECA DE BARCARENA

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoveu uma série de atividades na Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, em Barcarena Sede, para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário de 137 anos do escritor brasileiro Monteiro Lobato, celebrado em 18 de abril.

Na programação, que ocorreu ontem (quarta, 24) e hoje (quinta, 25), dezenas de estudantes de quatro escolas públicas e privadas do município participaram de oficinas de produção textual, desenho básico e de criação de letras desenhadas (lettering). Também teve roda de conversa sobre o passo a passo para criação de um livro infantil e palestra sobre o uso da biblioteca como recurso de letramento e alfabetização.

Além disso, os momentos de diversão ficaram por conta da dupla Billy e Milly, que reuniram uma turma para passear pelo Sítio do Picapau Amarelo, obra de maior sucesso do escritor Monteiro Lobato, com destaque para a boneca de pano Emília. A estudante Pérola Rabelo, de 9 anos de idade, gostou da iniciativa. “A gente brincou e aprendeu ao mesmo tempo”, disse.

De acordo com Kuézia Apolaro, bibliotecária da prefeitura, o objetivo dessas atividades é promover a leitura no município, das crianças aos idosos. "Nosso principal foco é incentivar o hábito da leitura e perpetuar os grandes escritores brasileiros de geração em geração. Trazendo as crianças para a biblioteca desde cedo, nós formamos adultos apaixonados por livros e por conhecimento", afirmou.

Alessandro P. Souza