×
QUADRA JUNINA: PREFEITURA ORGANIZA MEGA PROGRAMAÇÃO PARA FESTIVIDADE EM BARCARENA SECULT

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está a todo vapor na organização da Quadra Junina 2019. Com entrada gratuita e venda de comidas típicas, o tradicional concurso de quadrilhas será realizado no dia 29 de junho (sábado), no Ginásio Municipal, em Barcarena Sede, a partir de 18h.

Na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Secult, os representantes das quadrilhas juninas se reuniram com a coordenação do concurso para alinhar os últimos detalhes das regras da competição, além de levantar dicas e sugestões de melhorias na programação. Neste ano, 10 quadrilhas, dividias em grupo A e B, devem disputar os prêmios (dinheiro e troféu) de 1º, 2º e 3º lugar no concurso.

Além disso, haverá premiação para melhor Miss Caipira, melhor Mulata, melhor Cheirosa e melhor Marcador. "Nosso objetivo é mobilizar as comunidades para fazer uma festa repleta de alegria e união, celebrando a quadra junina com muita música, comidas típicas, danças e cores. Toda população de Barcarena está convidada a participar da programação, que é gratuita", destacou Benivaldo Albuquerque, diretor de Projetos e Eventos da Secult.

Festival - No dia 14 de junho, a partir de 18h, na Praça de Alimentação da Vila dos Cabanos, ocorrerá o Festival Junino, quando as quadrilhas do município irão apresentar ao público uma prévia do que preparam para o concurso do dia 29. Celebrando a diversidade e o respeito às diferenças, as agremiações também irão lançar as suas candidatas no concurso Mix Municipal (Miss Gay de Barcarena) 2019, que será realizado ao longo da noite.

Para deixar o Festival ainda mais doce e animado, a prefeitura de Barcarena, em parceria com a Associação de Barraqueiros da Praça de Alimentação da Vila dos Cabanos, irá distribuir, gratuitamente, mingau de milho aos participantes do evento.

Decoração - Além do concurso, outro eixo muito importante também está em andamento na sede da Secult: a decoração da festividade. Quinze servidores trabalham, desde o início do ano, para produzir bonecos de madeira, bandeirinhas e flâmulas, que serão colocados no Ginásio Municipal e também na Praça de Alimentação da Vila dos Cabanos durante a quadra junina.

De acordo com Manoel Santana, coordenador de Arte e Decoração da Secult, o objetivo deste trabalho é dar vida à festividade no município. "Os espaços de Barcarena ficarão mais alegres com a decoração, que está colorida e atrativa. Queremos chamar a atenção do público nos locais onde irão ocorrer os eventos juninos. Fizemos tudo com muito amor e dedicação. Tem até boi, balão e dançarinos de madeira", adiantou.

Quadrilhas do concurso:

Grupo A – Cheiro do Pará (Vila do Conde), Império de São João (Vila do Conde), Roceiros de Vila Nova (Itupanema), Roceiros do Divino (Beira Rio, na Vila dos Cabanos) e Rosa de Prata (Barcarena Sede).

Grupo B – Charme Junino (Laranjal, na Vila dos Cabanos), Encanto Junino (Itupanema, na Vila dos Cabanos), Evolução Junina (Barcarena Sede), GCM - Grupo Cultural de Mulheres (Vila do Conde) e Raízes Nativas (Barcarena Sede).

Alessandro P. Souza