×
54 ANOS DE ATIVIDADES: BIBLIOTECA PÚBLICA DR. FIRMO CARDOSO TERÁ PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO SECULT

Na próxima segunda-feira (10), a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, em Barcarena-Sede, completa 54 anos de funcionamento. Para marcar a data, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vai realizar a partir de amanhã, uma extensa programação de aniversário do espaço, que é utilizado para leitura e troca de experiências há mais de meio século.

Programação

Amanhã, dia 5, no Cinebiblioteca da Firmo Cardoso, a partir de 15h, haverá a exibição do filme “O menino que descobriu o vento”. Já no dia 6, a partir de 16h30, ocorrerá o Sarau “Quinta Poética”, com participação dos poetas barcarenenses e das pessoas interessadas em declamar poesias.

Na sexta-feira, dia 7, a partir de 16h, será o Encontro do Clube do Livro, com discussões sobre a obra “Pollyanna”, do escritor Eleanor H. Porter, publicada em 1913 e considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. No sábado, dia 8, a partir de 8h da manhã, a programação segue com o minicurso “A química dos perfumes”, sob orientação do químico e professor Mário Queiroz.

O encerramento das atividades será na segunda-feira, dia 10, a partir de 9h da manhã, quando a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso completa 54 anos de funcionamento. Na programação final, será divulgado o resultado do vencedor do concurso de Mascote da Firmino, entrega de gibis arrecadados durante a campanha de aniversário, apresentação cultural de artistas de Barcarena e o tão esperando "parabéns pra você" ao espaço público. Além disso, haverá distribuição gratuita de mingau de milho aos participantes da festa.

De acordo com Kuézia Apolaro, bibliotecária da prefeitura de Barcarena, o objetivo dessas atividades é refletir sobre a importância das bibliotecas na formação dos indivíduos. “Nossa biblioteca acompanhou as transformações sociais e, atualmente, mais do que um espaço de empréstimo e leitura de livros, é um local de oferta de cursos e qualificação profissional. Com essa programação, queremos manter a biblioteca viva e reforçar a importância dela na vida das pessoas. Por isso que a programação é gratuita e a população está convidada a participar", destacou.

Serviço - Localizada na rua da Matriz, SN, bairro Centro, em Barcarena Sede, a Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço é climatizado e possui área de leitura, laboratório de informática, bicicletário, cinebiblioteca, banheiros e refeitório.

Todo mês há disponibilidade de cursos gratuitos de capacitação profissional e as inscrições são realizadas na recepção da Biblioteca. Para participar, basta apresentar comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto.

Alessandro P. Souza