CIRCUITO CULTURAL DE BARCARENA-SEDE SUPERA EXPECTATIVAS SECULT

CIRCUITO CULTURAL DE BARCARENA-SEDE SUPERA EXPECTATIVAS

"Cumprimos a missão e honramos o legado do prefeito Vilaça além de nossas expectativas. Onde quer que ele esteja, tenho certeza que ficou feliz ao ver o sorriso de cada criança que brincou e se divertiu com a gente", avaliou o prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, ao fazer o balanço do terceiro fim de semana do Circuito Cultural do Abacaxi, em Barcarena-Sede.

Nos dois dias de evento, cerca de vinte atrações se apresentaram no palco principal e mais de dez serviços foram oferecidos ao público, incluindo emissão de documentos e realização de procedimentos estéticos e de saúde.

A degustação e a venda de abacaxi também integraram o Circuito de Barcarena-Sede, que recebeu, aproximadamente, 25 mil visitantes ao longo da programação. "O movimento foi muito intenso nos dois dias. A prefeitura se uniu e conseguiu alcançar os objetivos do Vilaça. Por onde passo, o público elogia bastante o evento. Estamos todos de parabéns", declarou a secretária de Cultura, Laura Amélia.

A Corrida do Abacaxi reuniu 400 participantes, enquanto a Corridinha contou com 150 inscritos. Na programação infantil, brinquedos e guloseimas para 4 mil crianças e adolescentes. "Nunca vi meu filho tão feliz", disse a autônoma Cristina Gonçalves, da Vila dos Cabanos, mãe do João Victor, de cinco anos de idade.

Recheados de grandes sucessos, os shows do cantor Ted Marques e da Banda Vingadores do Brega encerraram o Circuito Cultural do Abacaxi, em Barcarena-Sede, animando milhares de pessoas até o início da madrugada.

Homenagens e prêmios - Na programação, as secretarias municipais de Trabalho e Emprego (Semute) e Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur) homenagearam os sete artesãos mais antigos e atuantes, de diversas comunidades do município.

Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) premiou o agricultor que mais produziu abacaxi em 2019, Koichi Kawaguchi, que colheu 100 mil pés do fruto; e o mais antigo produtor de abacaxi em atividade no município, Luiz Cardoso Viana, que produziu 15 mil pés de abacaxi este ano. Os trabalhadores foram contemplados com máquinas roçadeiras.

Os agricultores que mais comercializaram abacaxi no Circuito Cultural também foram premiados. Raimundo Assunção Amador (Comunidade do Caeté) e Francisco Craveiro (Comunidade do Pacauateua) receberam kit contendo carro de mão, enxada, enxadeco, botas de borracha e luvas de raspa. Juntos, eles venderam 3,6 mil pés de abacaxi nos três fins de semana de Circuito Cultural.

Serviço - Nos dias 27, 28 e 29 ocorrem os shows nacionais do Festival do Abacaxi, no estádio municipal, em Barcarena-Sede. O cantor Anderson Freire sobe no palco dia 27, enquanto no dia 28 o agito fica por conta da dupla Simone e Simaria. Com um mega show, a cantora Marília Mendonça fecha a programação deste ano no dia 29.

Alessandro P. Souza