ENSINO SUPERIOR: BARCARENA GANHA POLO DA UFPA SEMED

ENSINO SUPERIOR: BARCARENA GANHA POLO DA UFPA

"É a realização de um sonho", definiu a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, na cerimônia de inauguração do polo da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município, que foi entregue na tarde desta quarta-feira (30) à população.

A unidade, que fica na PA-151, no trecho que vai para o Cafezal, é uma obra da prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias municipais de Educação (Semede) e de Infraestrutura (Semdur). "Nosso compromisso com a educação é do ensino infantil ao superior. Esse polo vai deixar a Universidade pública e gratuita cada vez mais perto do povo de Barcarena, que é o que a gente sempre sonhou para a população", comemorou o prefeito Paulo Alcântara.

Além de quatro salas de aula, a escola do Betânia, onde funcionará o polo da UFPA, possui três laboratórios, sendo dois de ciências e um de informática. Tem, ainda, auditório, biblioteca, setor administrativo, espaço pedagógico e dos professores, refeitório e cozinha.

"Vamos começar com a UFPA, mas queremos mais. Barcarena ainda vai ser reconhecida como uma cidade universitária, com a presença de mais instituições de ensino superior no município, garantindo novas oportunidades ao povo", declarou o prefeito eleito, Renato Ogawa.

Os cursos ofertados pela instituição no município serão definidos pela Universidade, em parceria com a prefeitura, levando em consideração as demandas do mercado de trabalho em Barcarena. Mas, a princípio, estão previstos os cursos de Física, Letras e Matemática.

A cerimônia de entrega da obra contou com a presença de vereadores, secretários municipais e servidores públicos. A agenda seguiu os protocolos de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

Histórico - A parceria entre a prefeitura de Barcarena e a reitoria da UFPA para a implantação de um polo da Universidade Federal no município foi firmada em 2018, ainda na gestão do saudoso prefeito Antônio Carlos Vilaça.

No acordo, o executivo entra com o prédio e a infraestrutura necessária para as aulas, e a instituição de ensino oferta os cursos e o corpo docente. A expectativa é que o polo da UFPA em Barcarena entre em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2021.