×
PREFEITURA APRESENTA PRODUÇÃO DE ABACAXI PARA DELEGAÇÃO DO PAYSANDU SEMAGRI

PREFEITURA APRESENTA PRODUÇÃO DE ABACAXI PARA DELEGAÇÃO DO PAYSANDU

Os secretários de Agricultura de Barcarena, Edson Cardoso, e o de Esporte, Pedro Moura, representaram a prefeitura na entrega de abacaxis, como gesto simbólico, aos integrantes da delegação do Paysandu, que realiza pré-temporada no município. O ato ocorreu, nesta quarta-feira (24), no hotel Samauma e contou com a participação da Rainha do Festival do Abacaxi 2019, Ingrid Pessoa Santos. O time bicolor está treinando na cidade desde a última quarta-feira e se despede na sexta-feira, 26. 

"Trazer o Paysandu para Barcarena é dar reconhecimento à grandiosidade do município", afirmou o titular da Semagri. "E a gente aproveitou esse momento pra mostrar ao time o que a gente tem de valioso, que é a nossa produção agrícola, que é a nossa cultura representada pelo abacaxi", explicou Edson Cardoso. No começo do dia, o atacante Igor Goulart, que em recente entrevista divulgada pela TV Liberal disse que havia gostado de Barcarena, mas ainda não tinha provado abacaxi, foi ver de perto uma plantação. 

O jogador foi convidado pela prefeitura a conhecer a produção de abacaxi em uma propriedade no ramal São Luiz,  na PA-151. Igor foi informado pelo secretário de Agricultura como é feito o cultivo da fruta e no que ela representa para a saúde e para a economia local. "Tivemos a chance de mostrar como trabalhamos pra fomentar a oportunidade de geração de renda, por meio do manejo do abacaxi, que é o nosso selo de identidade cultural", afirmou Edson Cardoso, ao manifestar agradecimentos pela passagem do time em Barcarena. 

Atualmente, Barcarena produz mais de 600 mil pés de abacaxi e há uma tendência de crescimento, uma vez que a Secretaria de Agricultura tem planos para expandir a cultura no município. Igor, que recebeu explicações sobre o cultivo direto do produtor rural e teve o privilégio de provar a fruta fresquinha arrancada do pé,  na comunidade São Luiz, disse que gostou muito da experiência e do sabor doce do abacaxi barcarenense. "Dá vontade de levar muitos pra casa", disse ele.