×
PREFEITURA ESTIMULA PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NA AGRICULTURA FAMILIAR ASCOM

PREFEITURA ESTIMULA PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NA AGRICULTURA FAMILIAR

A atual gestão municipal de Barcarena está focada na realização de uma política de incentivo à participação feminina nas atividades agrícolas. E, nesta sexta-feira,12, deu mais passo nessa direção, ao entregar mais de 230 mudas frutíferas e de arborização para mulheres da Associação de Produtores do Cafezal. O ato reuniu parceiros, integrou o trabalho das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e ainda marcou a semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.

"Isso fortalece o empreendedorismo rural dentro da nossa comunidade", disse Renata Reis, representante da APAC, a entidade do Cafezal atendida pela a ação de hoje. "Gostaria de agradecer o prefeito Renato Ogawa por esse incentivo", completou.

A vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, também é grande incentivadora do trabalho das mulheres no campo. Com as mudas entregues na APAC, espera-se que os objetivos da prefeitura sejam alcançados com sucesso. "Nós temos projetos com a Secretaria de Meio Ambiente com esse enfoque que é resgatar e fomentar mais a participação de mulheres na agricultura do nosso município e estimular esse empreendedorismo feminino rural", explicou a agrônoma Zélia Braga, da Secretaria de Agricultura de Barcarena.

Pela parceria Semade/Semagri, as mudas frutíferas e de arborização devem ser entregues a pequenos agricultores do município. Os benefícios virão com o tempo e vão ajudar a dinamizar a economia local, já que as mulheres atendidas pela ação já estão inclusas no Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA garante recursos para produtores locais que comercializam produtos para o governo municipal. Cabe a prefeitura, destinar os alimentos comprados para as entidades assistenciais do município.