×
PREFEITURA OFERECE LAZER E SERVIÇOS NO CIRCUITO CULTURAL DO FESTIVAL DO ABACAXI SECULT

PREFEITURA OFERECE LAZER E SERVIÇOS NO CIRCUITO CULTURAL DO FESTIVAL DO ABACAXI

Uma gincana cultural com alunos do 6º ao 9º ano de seis escolas municipais abriu a programação cultural do 37º Festival do Abacaxi na noite desta segunda-feira (25). De acordo com Lidiane Santos, técnica pedagógica da SEMED, cerca de 400 alunos participaram de atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, como projetos de revitalização, festival de paródia, desfile recicla moda – com roupas produzidas a partir de produtos reciclados – e um quiz. Todos os participantes foram premiados com medalhas.

SAÚDE – Até esta terça-feira, 26, o stand da Secretaria de Saúde vai oferecer vacinas contra HPV, meningite, hepatite B, tríplice viral, febre amarela e antitetânica para crianças e adultos. “Além das vacinas, a SEMUSB também está no circuito cultural com três técnicos em enfermagem e uma registradora oferecendo dicas de primeiros socorros, verificação de pressão e glicose”, disse a enfermeira Meliane Farias, coordenadora da imunização.

MEIO AMBIENTE – Educação ambiental para crianças, coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos são algumas das atividades oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) no circuito cultural. No stand, as crianças podem participar de atividades lúdicas enquanto aprendem como separar corretamente o lixo. “Estamos orientando que o lixo seco é comercializado e serve de recursos financeiros para os catadores”, disse a Socióloga da SEMADE, Maria do Carmo. O e-Ciclo, parceiro da Secretaria, também está presente no stand. Trata-se de um aplicativo que trabalha a coleta seletiva de resíduos sólidos no município. Um Engenheiro Ambiental e um Geólogo compõem a equipe da SEMADE.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Henrica de Nazaré, da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), ofereceu orientações sobre o serviço de proteção especial de média complexidade enfatizando a violência doméstica, o trabalho infantil, e o abuso e exploração de crianças e adolescentes. Houve distribuição de material informativo e esclarecimentos sobre a política socioassistencial do município com a presença da Coordenadoria de Políticas para Mulheres. “Estamos esclarecendo sobre os direitos da mulher e o empoderamento feminino, aproveitando para informar sobre a rede de atendimento à vítima de violência e a Lei Maria da Penha”, ressaltou a coordenadora Tânia Oliveira.

DEMUTRAN – No dia que marca o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, iniciada no último dia 18, o Demutran realizou panfletagem com orientações sobre educação e conscientização no trânsito, pois as estatísticas do Departamento apontam que de janeiro a julho deste ano foram registrados 479 acidentes automobilísticos no município, sendo quatro fatais. Segundo o coordenador de Educação no Trânsito do Demutran, Valdecir Ferreira, os dados foram obtidos a partir de registros da UPA e da Unidade Mista de Saúde de Barcarena. No próximo dia 4, o Demutran vai realizar uma blitz educativa em Vila do Conde.

A terceira noite de programação cultural terminou em grande estilo com o Hip Hop dos Idosos do CRAS São Francisco, da SEMAS, e shows do grupo Cuia Pitinga, Nazareno Muniz e bandas Essência Marques e Dinâmicos.

Alessandro P. Souza