PREFEITURA APOSTA EM NOVOS PRODUTOS CULTURAIS SECULT

PREFEITURA APOSTA EM NOVOS PRODUTOS CULTURAIS

A prefeitura de Barcarena, por meio do trabalho da Secretaria de Cultura, está preparando uma série de atividades para promover mais cultura no município em 2016. O secretário Alberto Müller disse que o trabalho ganhou fôlego com a realização do circuito cultural realizado em outubro passado, por ocasião do Festival do Abacaxi, e envolve todos os servidores da Secult. Segundo Müller, o trabalho da Secretaria é muito cobrado pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça. “É vontade dele (do prefeito) que as coisas ocorram da melhor forma possível. Ele sempre incentiva, sempre nos cobra, sempre nos orienta para dar o melhor da nossa Secretaria em prol do nosso município”, disse o secretário. Confira.

Ascom – O senhor está há quatro meses à frente da Secretaria de Cultura. Com está sendo essa experiência?

Müller – Para mim, uma experiência fantástica, porque a cada dia nós aprendemos mais, de acordo com nossa experiência passada, principalmente na Hydro em que passei por vários setores, comunicação, responsabilidade social, e é com essa experiência que podemos compartilhar nossa prática com vários profissionais que temos aqui em nossa área, procurando melhorar o espaço cultural do nosso município.

Ascom – Tem muita demanda cultural aqui em Barcarena?

Müller – Bastante. É um universo. Nós trabalhamos com produtores culturais, com nosso patrimônio histórico cultural, e é amplo porque de tudo isso saem vários produtos. Nós temos a parte de cursos, temos a parte de ornamentação, nossas programações culturais, nosso calendário cultural, então, é muito amplo nosso dia a dia aqui.

Ascom – Como foi sua experiência com o Festival do Abacaxi?

Müller – Foi grandiosa. Em um primeiro momento você tem que remontar a história. Você tem que viver aquela temática. E no ano passado, a temática foi muito válida porque fez com que revivêssemos a história do nosso município, através de um circuito cultural, que levou para as pessoas conhecimento sobre o nosso município. E essa preparação levou um certo tempo porque necessitou de pesquisa, outras áreas, outras secretarias, informações para transformar tudo em um produto cultural em que as pessoas pudessem visitar e, de certa forma, criar um concurso para que pudesse socializar. Então, foi muito interessante não só o festival mas também o resultado.

Ascom – E o circuito cultural foi bem aceito pela população.

Müller – Exatamente. Foi muito aprovado tanto que tomamos a decisão de criar um circuito permanente. Hoje nós estamos recolhendo fragmentos históricos do nosso município para enriquecer o nosso circuito cultural e oferecer um melhor serviço à população. Aqui é um centro de pesquisa. Comumente, não só o pessoal daqui, mas as pessoas de fora, vem em busca de informação para suas monografias, TCCs e também seus estudos em classe, ou mesmo conhecer a história do nosso município que é muito bela.

Ascom – Esse ano o Carnaval em Barcarena foi modesto, com poucos recursos. Qual avaliação o senhor faz da festa?

Müller – Foi uma experiência válida. Nós tivemos poucos recursos. Fizemos o melhor possível para atender as necessidades da população. E tivemos um Carnaval muito animado em todo o nosso município, não só na sede. E por onde andamos, vimos a alegria, durante o período carnavalesco.

Ascom – Quais são as atividades importantes da Secult para este primeiro semestre de 2016?

Müller – Estamos organizado a biblioteca da Secretaria para que ela seja realmente um centro de pesquisa. Também estamos criando no calendário o que chamamos de ‘biblioteca viva’, ou seja, levar livros para os moradores mais distantes, como os da zona rural. Nosso acervo é grande e temos, inclusive, livros raros. Hoje nós temos uma biblioteca que precisa ser reformada, enquanto isso, nós ampliaremos nosso espaço aqui na Secretaria para acolher todo o acervo que está na antiga biblioteca, até que ela seja reformada.

Ascom – Já dá pra falar sobre programação da Semana Santa ou Festa Junina?

Müller – Estamos organizando setores. Estamos planejando cursos e formações, revendo o que vamos fazer nesse primeiro semestre, que incluem cursos e programações culturais. O nosso calendário cultural está sendo discutido e organizado neste momento. Posteriormente, vamos divulgar nossas atividades para que a população possa ficar envolvida.

Ascom – Vem muita coisa boa pela frente?

Müller – Vem muita coisa boa, principalmente para o público jovem.

Ascom – Qual a participação do prefeito nisso tudo?

Müller – A participação do prefeito Antônio Carlos Vilaça é muito grande e muito importante. É vontade dele que as coisas ocorram da melhor forma possível. Ele sempre incentiva, sempre nos cobra, sempre nos orienta para dar o melhor da nossa secretaria em prol do nosso município.

Alessandro P. Souza